Páginas

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

A Vergonha? - crônica sobre o BBB 11

          
          Que me perdoem os ávidos telespectadores do Big Brother Brasil (BBB), produzido e organizado pela nossa distinta Rede Globo, mas conseguimos  chegar ao fundo do poço. A décima primeira (está indo longe) edição do BBB é  uma síntese do que há de pior na TV brasileira. Chega a ser difícil  encontrar  as  palavras  adequadas  para  qualificar tamanho atentado à nossa modesta inteligência.


               
         Dizem que Roma, um dos maiores impérios que o mundo conheceu, teve seu  fim  marcado  pela  depravação  dos  valores  morais  do  seu  povo,
principalmente pela banalização  do  sexo. O BBB  atual  é  a  pura e suprema
banalização do sexo. Impossível  assistir  ver  este  programa  ao  lado     dos
filhos.. Gays, lésbicas, heteros, transexuais... todos na mesma casa, a casa dos heróis?, como são chamados por Pedro Bial. Não tenho nada contra  gays, acho que cada um faz da vida o que quer, mas sou contra safadeza  ao vivo na TV, seja entre homossexuais ou heterosexuais e nesta edição, até uma transexual. O BBB atual é a realidade em busca do IBOPE.
            bbb 11
        Veja como Pedro Bial tratou os participantes do BBB atual. Ele prometeu
um zoológico humano divertido?. Não sei se será divertido, mas parece  bem variado na sua mistura de clichês e figuras típicas. Se entendi corretamente as apresentações, são bichos? animais? do zoológico?: um gay declarado, mas quando ri e debocha, solta as plumas, o gay afeminado, que adora ficar fazendo caretas e fofocas com o outro, a modelo gostosa, a gordinha sapeca, a loira sapatão, lésbica convicta,a gostosa com cabelo que deve estar cheio de piolhos,  o carioca marrento,que vive se esfregando na  namorada boazuda,  o baiano gaguinho que adora apertar a vesguinha. Pergunto-me, por exemplo, como um jornalista, documentarista e escritor como Pedro Bial que, faça-se justiça, cobriu a Queda do Muro de Berlim, se submete a ser apresentador de um programa desse nível.
       Em um e-mail que recebi há pouco tempo, Bial escreve maravilhosamente
bem sobre a perda do humorista Bussunda referindo-se à pena de se morrer tão cedo. Eu gostaria de perguntar se ele não pensa que esse programa é a morte da cultura, de valores e princípios, da moral, da ética e da dignidade.


       Outro dia, durante  o  intervalo  de  uma programação da Globo, um outro  repórter acéfalo do BBB disse que, para ganhar o prêmio de um milhão e  meio de reais, um Big Brother tem um caminho árduo pela frente, chamando-os de heróis. Caminho árduo? Heróis? São   esses  nossos
exemplos de heróis?


        Caminho  árduo para mim é aquele percorrido por milhões de brasileiros,
 profissionais da saúde, professores da rede pública (aliás, todos os  professores), carteiros, lixeiros e tantos outros trabalhadores  incansáveis que, diariamente, passam horas exercendo suas funções com  dedicação, competência e amor e quase sempre são mal remunerados...
            gifwatcher: Via lovegifs
        Heróis  são  milhares de brasileiros  que sequer tem um prato de comida
 por dia e um colchão decente para dormir, e conseguem sobreviver a  isso todo santo dia.


      Heróis são crianças e adultos que lutam contra doenças  complicadíssimas porque não tiveram chance de ter uma vida mais  saudável e digna.


        Heróis são inúmeras pessoas, entidades  sociais  e  beneficentes, ONGs,
voluntários, igrejas e hospitais que se dedicam ao cuidado de  carentes, doentes e necessitados (vamos lembrar de nossa eterna heroína Zilda Arns).


        Heróis  são aqueles que, apesar de ganharem um salário mínimo, pagam
suas contas, restando apenas dezesseis reais para alimentação, como  mostrado em outra reportagem apresentada meses atrás pela própria Rede Globo.


        O Big Brother Brasil   não  é  um  programa cultural, nem educativo, não
acrescenta informações e conhecimentos intelectuais aos  telespectadores, nem aos participantes, e não há qualquer outro  estímulo como, por exemplo, o incentivo ao esporte, à música, à  criatividade ou ao ensino de conceitos como valor, ética, trabalho e  moral. São apenas pessoas que se prestam a comer, beber, tomar sol,  fofocar, dormir e agir estupidamente para que, ao final do programa, o  escolhido? receba um milhão e meio de reais. E ai vem algum psicólogo  de vanguarda e me diz que o BBB ajuda a "entender o comportamento humano". Ah, tenha dó!!!


       Veja  o que está por detra$$$$$$$$$$$$$$$$ do BBB: José  Neumani  da
Rádio Jovem Pan, fez um cálculo de que se vinte e nove milhões de  pessoas ligarem a cada paredão, com o custo da ligação a trinta  centavos, a Rede Globo e a Telefônica arrecadam oito milhões e  setecentos mil reais. Eu vou repetir: oito milhões e setecentos mil  reais a cada paredão.


       Já  imaginaram  quanto  poderia  ser   feito  com  essa   quantia se fosse
dedicada a programas de inclusão social, moradia, alimentação, ensino  e saúde de muitos brasileiros?  (Poderia ser feito mais de 520 casas populares; ou comprar mais de 5.000 computadores!) (por paredão !!!)


     Essas palavras não são de revolta ou protesto, mas de vergonha e indignação, por ver tamanha aberração ter milhões de telespectadores.


Em vez de assistir ao BBB, que tal ler um livro, um poema de Mário  Quintana ou de Neruda ou qualquer outra coisa..., ir ao cinema..., estudar..., ouvir boa música..., cuidar das flores e jardins..., telefonar para um amigo..., visitar os avós... , pescar..., brincar com as crianças... , namorar... ou simplesmente dormir. Assistir ao  BBB é ajudar a Globo a ganhar rios de dinheiro e destruir o que ainda resta dos valores sobre os quais foi construída nossa sociedade.

Gifs para msn
autoria desconhecida(dizem que é do Érico Verissimo, mas esta noticia não procede!

Um comentário:

  1. Ridiculo define esse post!
    O titulo do seu texto deveria ser HIPOCRISIA.
    Porque você mesmo citou vários acontecimentos do BBB, dando a entender que acompanha.
    BBB existe há muitos anos, todos já compreenderam o que passa pro público. Ninguém é obrigado a assistir. Assiste quem quer, quem gosta, quem acha que pode tirar alguma coisa dali.
    Reveja seus conceitos antes de falar sobre algo que tem uma certa importância pra televisão brasileira.

    ResponderExcluir