Páginas

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Igreja Mundial do Poder de Deus é fechada por falta de alvará

Sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Igreja Mundial do Poder de Deus é fechada por falta de alvará


Por Leonardo Gonçalves


Dizem por aí que as portas do inferno não prevalecem contra a igreja. E eu creio nisso. Creio porque está na bíblia.

Valdemiro Santiago, ex-pastor da Igreja Universal e autoproclamado apóstolo, usa sempre este texto (bíblico, por sinal) para dizer que nenhum homem vai conseguir fechar a Mundial. Bom... ele usava, até que no dia 21 de dezembro de 2009 a fiscalização deu uma batida num galpão no bairro do Brás, em São Paulo, lugar onde o teleapóstolo fazia os seus cultos, e lacrou a igreja. A alegação: falta de alvará de funcionamento e falta de segurança.

Realmente o local não é o mais apropriado. Um barracão velho caindo aos pedaços como aquele, representa um verdadeiro perigo para os fiéis que ali se congregam. Da minha parte, considero a medida prudente, pois notícias como aquela da Renascer, cujo teto caiu na cabeça dos crentes, deixando mortos e feridos, não causam nenhum prazer em mim. Valdemiro, no entanto, prefere arriscar e continuar fazendo cultos no barracão improvisado, ainda que este represente risco de morte. "A obra não pode parar", alega.

Mas aí aparece o fiel da Mundial e pergunta: "Mas e aquela história de que as portas do inferno não prevaleceriam contra a igreja?" Respondo que a Mundial não é igreja, é centro de curanderismo, é uma seita de prosperidade igual ou pior que a IURD que eles tanto criticam. Portanto, o texto não se aplica a este caso específico. Acrescento ainda, que a igreja a que o versículo se refere é de caráter universal (assim mesmo, com minúscula - graças a Deus!), composta por todos os crentes remidos, espalhados por todo mundo. Contra esta, nem inferno, nem diabo, nem potestade humana pode prevalecer. Podem importuná-la, perseguí-la, mas jamais prevalecer contra ela. Tal igreja é uma bigorna que ao longo da história desgastou muitos martelos...

Insatisfeito com a ação da Prefeitura de São Paulo, o teleapóstolo profere impropérios e lança maldições nos políticos da cidade. "Trata-se de perseguição religiosa", ele afirma, bem ao estilo dos vendilhões, os quais andam sempre em busca de um bode expiatório. No caso da Renascer, o bode foi o próprio Deus, que segundo a bispa, "quis levar os seus santos para junto dele". Ninguém na Renascer mencionou o fato da igreja estar em péssimo estado, nem das advertências anteriores, de que havia risco de desabamento. Valdemiro faz o mesmo, só que coloca a culpa na prefeitura.




Jabes de Alencar, outro que está ficando famoso e próspero por conta desse comércio de bênçãos, defendeu a reabertura da Mundial, alegando que existem várias igrejas na mesma situação, e nem por isso estão fechadas, mas justificar o erro da IMPD valendo-se do erro dos outros é de uma burrice enorme. E vindo do Jabes, é ainda mais injustificável. [Para quem não sabe, Jabes é advogado, e ao justificar Valdemiro nestes termos, peca contra os princípios da sua própria profissão - se é que algum dia ele teve princípios].





Como alternativa ao embargo do templo da Mundial, Valdemiro anunciou que os cultos de domingo serão realizados no Ginásio da Portuguesa. Com certeza, isso será uma bela demonstração de força para as autoridades políticas, bem como aos seus desafetos, o bispo Edir Macedo e o missionário R.R. Soares.

Não sei o que virá por aí, mas imagino que este frigir dos ovos será mais um incentivo para o teleapóstolo insistir na sua campanha de trízimos. E não se assuste se o cara (de lata!) aparecer amanhã na TV pedindo 40% do teu salário, até porque a gente sabe: "o dinheiro é pra obra!"


***
Postou Leonardo Gonçalves, editor e palpiteiro contumaz, no blog Púlpito Cristão



Nota:

Se você ainda não conhece a Igreja Mundial, denominação do "apóstolo" Valdemiro, recomendamos que leia este artigo [link], e este [link].

Nenhum comentário:

Postar um comentário