Páginas

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Mórmons e Católicos: Uma História de Solidariedade

Por Webmaster de AllAboutMormons.com - 20/1/2008

Devido à visibilidade de certos Mórmons nas notícias ultimamente, os cidadãos dos Estados Unidos têm falado muito sobre o mormonismo. Alguns membros de certas denominações em este país têm aproveitado deste “momento mórmon” para expressar suas opiniões, alegando que o Mormonismo é uma seita inspirada por Satanás cujos membros certamente vão para inferno. Este tipo de preconceito religioso é muito preocupante para mim. Nenhuma religião deve ser forçada a abandonar suas crenças, mas é possível sim respeitar outras religiões sem concordar com suas teologias. Talvez uma lição da história seja apropriada.

Em 1879, a Igreja Católica ainda não tinha chegada na região sul de Utah. Padre Scanlan, o padre de Utah, queria realizar uma missa católica para os poucos Católicos na região sul de Utah, então ele viajou para St. George, a cidade principal daquela região. Quando chegou, enfrentou vários desafios. Não havia um número de Católicos suficiente para formar um coro para cantar a missa em Latim. Não havia uma catedral em qual poderiam reunir. Desesperado, o Padre Scanlan pediu ajuda aos líderes da Igreja SUD (Mórmon), a religião predominante do estado de Utah.
Feliz em ajudar seus irmãos e irmãs católicos, os Mórmons ofereceram o uso do tabernáculo de St. George. Reconhecendo a necessidade de um coro, eles pediram ao coro do tabernáculo de St. George que cantasse a missa. O coro Mórmon passou algumas semanas ensaiando para poder cantar a missa em Latim.

No dia da missa, os poucos católicos na região sul de Utah entraram no tabernáculo. Os Mórmons encheram os assentos que sobraram como expressão de solidariedade. Então a primeira Alta Missa cantada por um coro organizado em Utah se realizou num tabernáculo Mórmon, por um coro Mórmon cantando em Latim e com uma audiência mesclada de Mórmons e Católicos. Embora os Mórmons não concordem com os Católicos em certos pontos teológicos, isso não impediu que o respeito e a solidariedade fossem expressados.

Católicos também entendem este princípio de respeito mútuo. Quando o famoso pianista polonês Vladimir Jan Kockanski, um Mórmon, se reuniu com o Papa João Paulo II em 1981, ele deu o Papa um Livro de Mórmon. Ao reconhecer o livro, o Papa o aceitou, dizendo, “Esta é uma publicação mórmon…Ah, sim. Que belo, jovem profeta.” Eu duvido que o Papa João Paulo II tenha acreditado que Joseph Smith, o primeiro presidente e profeta da Igreja Mormon, tenha sido um profeta verdadeiro, mas isso não impediu que ele reconhecesse aquilo que era belo na religião de seu convidado.

Não poderíamos nós aprender um pouco destas histórias? Eu mesmo seria muito grato se aqueles que espalhassem mentiras e ódio para com os Mórmons poderiam em vez disso nos tratar com o mesmo respeito e solidariedade com que nós, como todas nossas imperfeições, tentamos tratá-los. As diferenças teológicas existem, mas elas não precisam impedir o amor e o respeito.
Fonte: http://www.allaboutmormons.com/Blog/mormons_catolicos_historia_solidariedade_devido_PORT_3.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário