Páginas

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Irã proíbe produção de presentes do Dia dos Namorados!

                              Gif de rato
TEERÃ (Reuters) - O Irã proibiu a produção de presentes do Dia de São Valentim (Dia dos Namorados nos Estados Unidos) e de qualquer promoção do dia que celebra o amor romântico, para combater o que vê como sendo a difusão da cultura ocidental, anunciou a mídia iraniana.
A comemoração do dia 14 de fevereiro, que ganhou o nome de um santo cristão, não é oficialmente proibida, mas representantes da linha dura já lançaram vários avisos sobre a difusão corruptora de valores ocidentais.

Pelas leis islâmicas vigentes no Irã, casais não casados não são autorizados a ficar juntos sozinhos.
                      Gif
O sindicato de proprietários de gráficas divulgou uma instrução sobre a proibição imposta pelas autoridades e que cobre coisas como cartões e caixas com os símbolos de corações ou rosas vermelhas.
"Honrar celebrações estrangeiras é a difusão da cultura ocidental", disse o presidente do sindicato, Ali Nikou Sokhan, segundo a agência de notícias Ilna. "Nosso país tem uma civilização antiga e vários dias para honrar a bondade, o afeto e o amor."
O Dia de São Valentim vem ganhando popularidade entre os jovens iranianos e garantindo lucros para empresas, em um país onde 70 por cento da população tem menos de 30 anos e não se recorda da revolução islâmica de 1979 que derrubou o xá, que era apoiado pelos EUA.
"É proibido imprimir ou produzir qualquer produto ligado ao Dia de São Valentim, incluindo cartazes, folhetos, cartões, caixas com símbolos de corações, metade de corações, rosas vermelhas, ou quaisquer atividades que promovam esse dia", diz a instrução.
Alguns nacionalistas sugeriram que o Dia de São Valentim seja substituído por "Mehregan", uma festa iraniana celebrada desde a era pré-islâmica. Mehr significa amizade, afeto ou amor.
                                               Gif
Fonte: http://br.noticias.yahoo.com/s/reuters/110118/mundo/mundo_ira_dia_namorados

Nenhum comentário:

Postar um comentário