Páginas

terça-feira, 12 de abril de 2011

Uma Comparação do Mormonismo, Catolicismo e Protestantismo!

Por El Santo Gringo - 1/1/2011

Muitos dos que estão investigando a "Igreja Mórmon" estão interessados nas semelhanças e diferenças entre o mormonismo, catolicismo, e protestantismo. Compilei a seguinte tabela para ajudar aqueles que estão interessados na religião comparativa. Estou feliz de receber correções na seção de comentários. Espero que esta tabela ajude!

Catolicismo
Protestantismo
Mormonismo
Trindade / Deus
O Pai, o Filho e o Espírito Santo são simultaneamente um e três. Deus não tem um corpo físico.
O Pai, o Filho e o Espírito Santo são simultaneamente um e três. Deus não tem um corpo físico.
O Pai, o Filho e o Espírito Santo são perfeitamente unidos em propósito e funcionam em conjunto como um Deus monoteísta. No entanto, o Pai e o Filho têm corpos físicos e são seres fisicamente distintos (João 17:22-23).
Propósito de Cristo
Ensinar sobre Deus, fornecer ensinamentos morais, expiar os pecados humanos.
Ensinar sobre Deus, fornecer ensinamentos morais, expiar os pecados humanos.
Ensinar sobre Deus, fornecer ensinamentos morais, expiar os pecados humanos.
Ressurreição de Cristo
Sim
Sim
Sim
Divindade de Cristo
Divino
Divino
Divino
Expiação de Cristo
A morte de Cristo criou mérito que é compartilhado com os pecadores, através dos sacramentos
A morte de Cristo foi um sacrifício substitutivo que satisfez a justiça de Deus. A visão protestante da expiação é parecida com a visão mórmon.
A ressurreição de Cristo assinalou a conquista da morte e, consequentemente, todos os seres humanos serão ressuscitados. O sofrimento de Cristo expiou o pecado. Embora Deus espere que os seres humanos se esforcem ao máximo para seguir os Seus mandamentos, os seus esforços nunca são suficientes, e nenhum esforço pessoal merece a salvação. É somente através do sofrimento de Cristo que as exigências da justiça podem ser atendidas e os seres humanos podem ser justificados perante Deus, apesar de seus pecados.
Autoridade religiosa
A escritura e a tradição
Somente a Escritura
A escritura e a revelação dada aos profetas e apóstolos modernos (Amós 3:7)
A autoridade apostólica (isto é, a autoridade para agir em nome de Deus)
Cristo deu a autoridade apostólica a Pedro. Essa autoridade foi passada aos papas católicos. A autoridade apostólica é encontrada agora somente na Igreja Católica.
Basta sentir-se chamado ao ministério para ser autorizado para agir em nome de Deus.
Cristo deu a autoridade apostólica a Pedro e aos outros apóstolos. Nos séculos depois de Sua morte, no entanto, a autoridade foi perdida. Foi restaurada através do ministério de anjos nos últimos séculos e agora se encontra só na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. (Aprender más...)
O Papel da Igreja
A Igreja Católica é "o lugar onde a humanidade deve reencontrar a sua unidade e a salvação." No entanto, membros de outras denominações cristãs também estão em comunhão com a Igreja Católica.
Deus pode escolher salvar qualquer pessoa com a fé correta, independente da Igreja a que pertence.
Muitos princípios belos e verdadeiros são ensinados em outras igrejas, mas a Igreja SUD é única entre as denominações. A autoridade apostólica necessária para administrar as ordenanças essenciais como o batismo foi perdida nos séculos após a morte dos apóstolos originais de Cristo. Foi restaurada através do ministério de anjos nos últimos séculos e agora se encontra só na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. No entanto, pessoas de outras religiões que não recebem as ordenanças essenciais através da autoridade apostólica nesta vida podem recebê-las vicariamente após a morte. Assim, pessoas de outras religiões, mesmo as religiões não-cristãs, podem receber a salvação através de Jesus Cristo.
Sacerdotes / Sacerdócio
Um chamado especial para alguns crentes. Esses crentes chamados servem como mediadores entre Deus e o homem.
Em teoria, um "sacerdócio de todos os crentes". Na prática, alguns crentes se tornam clérigos profissionais.
Nenhum clérigo profissional; os líderes da Igreja são voluntários que são chamados da própria congregação. As posições de liderança mudam cada poucos anos. Em certo sentido, a noção de "sacerdócio de todos os crentes" é aceita, já que todos os membros da Igreja podem receber revelação pessoal de Deus. Em outras situações, no entanto, os clérigos voluntários servem como importantes mediadores (ou pelo menos facilitadores) entre Deus e o homem.
Escritura
A Bíblia, incluindo os apócrifos
A Bíblia, excluindo os apócrifos
A Bíblia, excluindo os apócrifos, O Livro de Mórmon, Doutrina e Convênios, A Pérola de Grande Valor
Resultados da queda de Adão
A corrupção e a tendência para o pecado
A depravação total e a culpa
Visto sob uma luz positiva. Uma "queda para a frente", já que permitiu o progresso espiritual. Eva é homenageada e honrada. O pecado original é rejeitado.
Predestinação
Relacionada com a presciência de Deus
Relacionada com os decretos de Deus
Relacionada com a presciência de Deus, mas essa presciência de modo nenhum nega a capacidade do homem de escolher o seu próprio caminho.
Salvação
Tanto a fé e as obras, mas as obras são enfatizadas.
Tanto a fé e as obras, mas a fé é enfatizada.
Se a salvação é vista como "viver eternamente em um 'céu'", os Mórmons acreditam que a salvação é quase universal, independente da fé ou das obras (ou seja, na teologia mórmon poucas pessoas vão para o inferno). Se a salvação é vista em termos de progressão eterna (ou seja, viver na presença de Deus e progredir espiritualmente sob a sua tutela direta, o que os mórmons chamam de "exaltação"), então os homens são "salvos pela fé, depois de tudo que podem fazer", o que significa que as obras são insuficientes para salvar e os homens não podem ganhar/merecer a salvação. No entanto, Deus exige um esforço de boa-fé e uma vida justa e correta, a fim de satisfazer as exigências da justiça.
Segunda oportunidade após a morte?
Os pecadores impenitentes não podem aceitar a Cristo depois da morte.
Os pecadores impenitentes não podem aceitar a Cristo depois da morte.
Embora seja melhor aceitar a Cristo nesta vida, o espírito humano continua a ser capaz de mudar e arrepender-se depois da morte (1 Pedro 3:18-20). Assim, pode-se aceitar a Cristo depois da morte.
A vida depois da morte
Os ímpios vão para o inferno, e os justos vão para o céu. Alguns crentes sofrem no purgatório antes de ir para o céu.
Apos a vinda de Cristo e seu julgamento, os ímpios vão para o inferno, e os justos vão para o céu.
Após a morte, os espíritos humanos vão a um "mundo dos espíritos". No último dia, todos ressuscitarão e serão julgados por Jesus Cristo. Muito poucos serão enviados para o inferno. A maioria vai para um "céu". Aqueles que forem mais dedicados a seguir o exemplo de Cristo poderão progredir eternamente sob a tutela direta de Deus (isto é, a exaltação/teosis).
Local de adoração
Igrejas / catedrais
Igrejas / capelas
Capelas, onde as reuniões semanais abertas ao público têm lugar, e templos, onde ordenanças sagradas e privadas são realizadas.
Símbolos
Cruz
Cruz, entre outros.
Nenhum símbolo oficial. Por razões culturais, os mórmons geralmente não usam cruzes.
Feriados
Natal, Páscoa, dias dos santos
Natal, Páscoa
Natal, Páscoa. Além disso, alguns mórmons celebram o dia do pioneiro (24 de julho) para comemorar o fim do êxodo forçado mórmon de Illinois aos desertos de Utah.
Transubstanciação
Afirmada
Negada
Negada
Purgatório
Afirmado
Negado
Negado, embora alguns veem paralelos entre o "mundo dos espíritos" e o purgatório
Orações aos santos
Aceitas
Rejeitadas
Rejeitadas

Um comentário:

  1. Parabéns pelo post... sou um santo dos últimos dias e fiquei feliz com a comparação! é exatamente o que ocorre! Grande abraço! E se quiser pode visitar uma de nossas capelas SUD!

    www.murilovisck.blogspot.com

    ResponderExcluir