Páginas

terça-feira, 28 de junho de 2011

QUE LOUCURA? U2 é uma banda Cristã?

          
O U2 tem uma carreira admirável no rock ‘n’ roll, tipo de música notório por recompensar artistas que cantam sobre coisas mais simples do que o mundo em que vivemos e o lugar que nele ocupamos.
A banda – ou, em alguns casos, apenas Bono, seu homem de frente – já desempenhou o papel de pop star, pária, filho pródigo e proselitista. Porém, ao longo de seus 30 anos de carreira, a espiritualidade do U2 nunca rotulou sua música como rock cristão – estigma considerado medíocre no circuito comercial da música. O U2 vem mantendo primorosamente tanto seu lado espiritual como seu lado laico – em proporções que não limitariam seu alcance de público.
Greg Garret, professor da Baylor University e autor do livro “We Get to Carry Each Other: The Gospel According to U2” (Nós temos que nos apoiar: o evangelho segundo o U2), afirma que o rock cristão se tornou uma frase tóxica no pop por uma boa razão: “Temos a arte cristã, onde a arte é menos importante do que seu lado cristão. As crenças do U2 são filtradas em seu trabalho, mas nem por isso essa é a razão principal para que eles façam música”.
A reverenda Genevieve Razim, pastora associada da Palmer Memorial Episcopal Church, é quem diz: “Em minha posição episcopal, meu palpite sempre foi de que o moderno e o cristão podem ser compatíveis; e o U2 confirmou isso para mim. São inúmeras as mensagens na mídia de que ser cristão é o mesmo que ser rígido e intolerante, e eis que vem essa banda de rock fazendo perguntas importantes e expressando sua fé”.
Sendo assim, há anos o U2 vem fazendo canções sobre paz, justiça, espiritualidade e mistérios, e sua maneira de fazê-las revela uma inclinação ao que é elevado – seja o uso de salmos no início de sua carreira até sua visão panorâmica do mundo nos dias de hoje.
É importante ressaltar que o som do U2 tem muito a ver com seu sucesso de longa data. A banda Creed, por exemplo, é incessantemente criticada por fazer música copiada. A música do U2, porém, apesar de constantes mudanças, sempre foi imediatamente identificada como sendo única: seja a voz, os efeitos de guitarra ou a marcha militar da percussão. Como a música de Johnny Cash ou Nusrat Fateh Ali Khan, o som do U2, além de espiritual, é uma constante celebração (salvo algumas vezes em que mostra indignação), ao mesmo tempo em que atravessa limitações que alguns venham a encontrar em sua fé.
Fé particular
A arte de qualidade – seja ela religiosa ou não – deve ser imbuída de uma experiência reveladora para aqueles que a testemunham e a consomem.
Ainda assim, o U2 guarda uma relação tênue com o cristianismo. Os integrantes da banda são de uma época de sangrento conflito religioso em seu país de origem, a Irlanda. Três deles – Bono, o guitarrista The Edge e o baterista Larry Mullen Jr. – eram membros de uma comunidade cristã em Dublin que, segundo consta no livro de Garrett, os levou a acreditar que a vida no rock e a vida seguindo aquela fé não seriam compatíveis.
Garret questiona: “O que você faz quando é ferido pela instituição, mas ainda ama Deus?”
Uma reação é abandonar aquela instituição e começar sua própria. De certa forma, foi o que o U2 fez – apresentando ao público uma fé particular. A outra é tentar consertar a instituição já existente, que é o que Bono vem tentando fazer recentemente, proferindo palestras em igrejas por toda a América para estimular o auxílio à África.
Como é evidente no título de um dos maiores sucessos da banda, “I Still Haven’t Found What I’m Looking For” (eu ainda não encontrei o que eu procuro), ele se encontra em uma busca interior, o que pode ter um efeito profundo naqueles que igualmente buscam por algo espiritual – e isso, juntamente com sua música, poderia explicar o extenso poder de atração que o U2 desperta.
Ainda assim, ter certeza de que esse “algo” foi encontrado é anular esse “algo” enquanto fé. Garrett destaca: “Muitos americanos estão comprometidos com uma visão de fé como uma crença absoluta. São pessoas que ficam sentadas olhando para o relógio. E foi para essa tarefa que Bono convocou as igrejas americanas: este modelo de salvação que ignora o fato de que fomos colocados aqui por uma razão especial, além da salvação pessoal. E é isso o que ele tem de mais persuasivo a oferecer: a ideia de que estamos juntos nessa jornada, caímos e nos levantamos juntos, carregamos uns aos outros”.
A faixa título do último álbum da banda, No Line on the Horizon (nenhuma linha no hrizonte) – o álbum mais voltado para a espiritualidade desde os primórdios do U2 – parece ser prova disso. Existe a imagem em si, a ausência de uma linha, um destino final. A canção também trás duas frases que valem ser destacadas: “O infinito é um bom lugar para começar”, e “O tempo é irrelevante, não é linear”.
Razim acha isso parecido com a abertura do Mar Vermelho. “Para mim, é como Deus abrindo um caminho onde parecia não haver caminho algum”. É a visão abrangente do cosmo, e do que está além dele, que não combina bem com a idéia do céu como um final de partida vitorioso. Tanto é que Bono disse à revista evangélica Christianity Today: “Costumo achar que a religião obstrui o caminho de Deus”. E The Edge falou à Hot Press em 2002: “Ainda tenho uma vida espiritual, mas não sou muito fã da religião por si só”.
Turnê eclesiástica
A Christianity Today definiu a turnê de Bono pelas igrejas americanas para incentivar o auxílio à África como “uma experiência de igrejas que deixam Bono com uma eclesiologia tão frágil que mede a missão da igreja quase que exclusivamente em termos geográficos”.
Garrett, porém, vê progressos nos trabalhos não-musicais de Bono. “Acho que hoje em dia mais pessoas acreditam nesta ideia de que a igreja precisa ser mais responsiva às necessidades do mundo e menos focada na salvação pessoal – especialmente entre os cristãos jovens. Acho que eles estavam na linha de frente disso”.
A música da banda encontrou seu caminho nas igrejas americanas através do serviço eucarístico U2charists, que vêm sendo realizado nos últimos seis anos.
Razim supervisionou dois deles na Palmer Memorial Episcopal Church: na passagem do ano de 2008 e no feriado de Juneteenth em 2009 – ambos com capacidade máxima de lotação. Um próximo está programado para o réveillon de 2009. A música de U2 é cantada e o dinheiro é arrecadado para as Metas de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas, condição imposta pela banda em troca de permitir que sua música seja veiculada sem royalties.
Ela diz que o U2charist é uma ação genuína, além de apoiar o envolvimento comunitário da igreja.
E, apesar de um relacionamento de certa forma tenso entre o U2 e qualquer organização religiosa em particular, Razim, assim como Garrett, vê afinidade na espiritualidade da banda. “Tem a ver com buscar, procurar”, disse ele. “A primeira vez que ouvi uma canção do U2 eu detectei isso. É uma jornada, com a fé se desenvolvendo e fazendo perguntas difíceis. Acho que a música deles confirma e fortalece isso, ela é uma verdadeira expressão de quem somos neste lugar e neste momento”.

Fonte:

segunda-feira, 27 de junho de 2011

QUE LOUCURA? Cardeal Scherer critica desrespeito à fé católica na parada gay em São Paulo!


SÃO PAULO, 27 Jun. 11 / 12:55 pm (ACI)

Em declarações ao jornal o Estado de São Paulo, arcebispo de São Paulo, cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, classificou como uma manifestação “infeliz, debochada e desrespeitosa” os cartazes com
imagens de santos católicos ao longo da Avenida Paulista durante a 15ª Parada Gay recomendando o uso do preservativo para as relações homossexuais. Para o cardeal-arcebispo, o “uso instrumentalizado” das imagens por parte da organização do evento “ofende os próprios santos e os sentimentos religiosos do povo”.

Segundo explica a nota do Estadão “em 170 cartazes distribuídos em postes por todo o trajeto, 12 modelos masculinos, representando ícones como São Sebastião e São João Batista, apareciam seminus ao lado das mensagens: "Nem Santo Te Protege" e "Use Camisinha".

Diante deste fato, o cardeal Scherer afirmou que “a associação das imagens de santos para essas manifestações da Parada Gay, a meu ver, foi infeliz e desrespeitosa. É uma forma debochada de usar imagens de santos, que para nós merecem todo respeito”.

“Vamos refletir sobre medidas cabíveis para proteger nossos símbolos e convicções religiosas. Quem deseja ser respeitado também tem de respeitar”, acrescentou o arcebispo.

Dom Odilo ressaltou que "o uso desrespeitoso da imagem dos santos populares ofende os próprios santos e os sentimentos religiosos do povo".

Para o cardeal, afirma a nota do Estado de São Paulo, a organização da parada gay pregou os cartazes “provavelmente” para atingir a
Igreja Católica “porque a Igreja tem manifestado sua convicção sobre essa questão e a defende publicamente.”

Dom Scherer manifestou sua posição contrária ao slogan escolhido pela organização da Parada, “Amai-vos uns aos outros” (tomado do Evangelho de São João).
 “Jesus recomenda “Amai-vos uns aos outros, como eu vos amei”. O uso de somente parte dessa recomendação, fora de contexto, em uma Parada Gay, é novamente um uso incorreto, instrumentalização da palavra de Jesus”, esclareceu o Cardeal.

“Instrumentalizar essas palavras sagradas para justificar o contrário do que elas significam é profundamente desrespeitoso e ofensivo, em relação àquilo que os cristãos têm como muito sagrado e verdadeiro”, afirmou também Dom Odilo.

Antes do desfile homossexual do domingo, decorrido em meio do caos gerado por arrastões, denúncias de roubos e participantes apreendidos com drogas, o Cardeal arcebispo de São Paulo, em um artigo intitulado “Homem e Mulher ele os criou”, afirmou que a Igreja Católica “vê com preocupação a crescente ambiguidade quanto à identidade sexual, que vai tomando conta da cultura”.

“Não é possível que a natureza tenha errado ao moldar o ser humano como homem e mulher. Isso tem um significado e é preciso descobri-lo e levá-lo a sério”, afirmava Dom Odilo.

“Para quem deseja a verdade e busca conformar sua
vida ao desígnio de Deus, permanece o convite a se deixar conduzir pela luz da Palavra de Deus e pelo ensinamento da Igreja também no tocante à moral sexual. O 6º mandamento da Lei de Deus (“não pecar contra a castidade”) não foi abolido e significa, positivamente, viver a sexualidade de acordo com o desígnio de Deus”, concluía Dom Odilo no seu artigo publicado no dia 21 de junho no Jornal Arquidiocesano O São Paulo


domingo, 19 de junho de 2011

QUE LOUCURA? Jovens fazem sexo em frente a altar de igreja para “protestar” pelo meio-ambiente!

Jovens fazem sexo em frente a altar de igreja para “protestar” pelo meio-ambiente
A polícia de Oslo, capital da Noruega, prendeu um rapaz e uma garota que — ele nu e ela semi — estavam fazendo cenas de sexo diante do altar da catedral da cidade durante uma missa. Militantes do Fuck for Forest, o FFF, os dois estavam protestando contra o desmatamento do planeta.
Dois outros militantes participaram do protesto, um deles filmando. O site Orange havia informou primeiramente que o casal seria de mulheres, mas um vídeo postado em uma rede social especializada mostrou que era um homem e uma mulher.
Quando os fiéis estavam separando os dois apareceu um terceiro manifestante pelado diante da câmera. Os quatro foram mantidos pelos fiéis na igreja até que chegasse a polícia, que confirmou ter prendido no local pessoas “em atividade sexual”.
O site do FFF informa que se trata de uma organização sem fins lucrativos que recorre à nudez com o propósito de arrecadar dinheiro para defender a natureza que corre risco de desaparecimento. No site, há fotos eróticas feitas em florestas, entre as quais uma que simula sexo grupal em cima de uma árvore. O acesso às páginas de sexo explícito, incluindo às de vídeos, é pago.
Um porta-voz do grupo informou que seus integrantes tinham acabado de ser liberados pela polícia.
“Tivemos duas opções: pagar uma pequena multa ou detenção de 16 dias. Escolhemos a primeira porque a segunda seria muito tempo sem sexo.”

Gif

Fonte: Paulopes

sexta-feira, 17 de junho de 2011

QUE LOUCURA? Ex-bispo acusa Igreja Universal de roubar rádios usando procuração falsa!

Ex-bispo acusa Igreja Universal de roubar rádios usando procuração falsa
O ex-bispo da Igreja Universal, Jorge Coelho da Cunha, entrou com uma ação contra a igreja para reaver três concessões de rádio. Segundo o bispo, elas foram tiradas deles por meio de uma procuração falsa, após romper com a Universal em 2002, informa a edição desta quarta-feira (15) da Folha de S.Paulo. Cunha respondia pela Igreja na região do Nordeste.
Depois de ocupar o cargo de bispo da Universal por dez anos, ele diz que, após romper com a Universal, foi morar nos EUA, devido a perseguições. Segundo ele, isso provocou a demora na reivindicação das concessões. Porém, nunca havia permitido a transferência de seus direitos de operar a rádio.
Veja mais sobre esta seita em: http://www.acidigital.com/seitas/reinodeus.htm
As ações, registradas no Pernambuco e na Bahia, são contra as emissoras e os bispos que o sucederam (Edir Macedo não está incluído nos alvos da ação). Quando procurada pela Folha, a Igreja Universal diz que não é parte no processo.
A procuração teria sido feita através do advogado da denominação que nega a existência do caso, mas afirma que caso tenha sido “alguma coisa de cliente”, “existe o sigilo” e a “ética profissional” que o impedem de falar.
Este é o terceiro conflito judicial entre ex-clérigos e a Igreja Universal a respeito de propriedades de radiodifusão. Em 2007, o senador Marcelo Crivella foi condenado a pagar R$1,5 milhão ao ex-bispo Paulo Roberto Gomes da Conceição, referentes a ações da TV Cabrália de Itabuna (BA). O ex-bispo Marcelo Nascente Pires tenta anular a transferência de ações das TVs Itajaí e Xanxerê, além de acusar dirigentes da igreja de fraude, em Curitiba.

Veja mais sobre esta seita em: http://www.acidigital.com/seitas/reinodeus.htm

Adaptado do Portal Imprensa

QUE LOUCURA? Marta Suplicy revela: PLC 122 deve entrar em votação em breve



O projeto substitutivo ao PLC 122/06, que criminaliza a homofobia no Brasil, deverá voltar à pauta de votação do Senado no mês de agosto. A informação foi dada pela senadora Marta Suplicy (PT-SP), relatora do projeto na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).Segundo Marta, o relatório está sendo elaborado em conjunto com diversos setores, como lideranças religiosas e Associação de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais (ALGBT).Marta Suplicy garantiu que no texto será incluída a proibição da incitação à violência contra os LGBTs nos moldes da Lei no 7.716/89 que define e pune os crimes de preconceito de raça ou de cor
“Os entendimentos estão avançando a passos rápidos. É impossível não criar algo que cerceie a violência. Por exemplo, na internet, uma pessoa pode usar um blog para incitar hostilidades contra homossexuais e nós não podemos fazer nada. Enquanto, se ela fizer o mesmo em relação ao racismo, ela será criminalizada. Então, porque se pode proteger tantos grupos e não proteger os LGBTs?”, reclamou a senadora.
O PLC 122/06 está há cinco anos tramitando no Congresso Nacional e, há quatro anos está em discussão no Senado, onde pressões de setores ligados às igrejas têm dificultado sua aprovação.
No início do mês, a senadora Marta Suplicy teve de retirar o projeto de combate à homofobia da pauta de votação da CDH na tentativa de fechar um acordo com os senadores ligados às igrejas evangélicas.

QUE LOUCURA? Pastores da Igreja Mundial são expulsos por denunciarem desvio de 3 milhões de dólares de dízimos e ofertas!

Pastores da Igreja Mundial são expulsos por denunciarem desvio de 3 milhões de dólares de dízimos e ofertas
O bispo Juliano Marques expulsou da IMPD (Igreja Mundial do Poder de Deus) de Angola pelo menos três pastores angolanos porque eles teriam descoberto que os responsáveis pela igreja, todos brasileiros, desviaram para seus bolsos US$ 3 milhões (R$ 4,76 milhões) do dízimo e da venda de canetas e gravatas com poder de “cura divina”. A informação foi divulgada pelo semanário Agora e repercutiu em toda a imprensa angolana, como o site AngoNotícias [reprodução acima].
A IMPD abriu uma filial naquele país em meados do ano passado e se encontra instalada em um templo provisório em Luanda, a capital. A expulsão dos pastores ocorreu durante uma cerimônia religiosa.
O seminário publicou que os brasileiros estão aplicando o dinheiro do dízimo em negócios próprios em Angola e no exterior. Marques também estaria pagando por mês cerca de US$ 28 mil (R$ 44,4 mil) pelo aluguel de um casarão em Talatona, o bairro dos ricos de Luanda. O salário de um pastor angolano é 30 mil kwanzas, o que corresponde a U$ 344 ou a R$ 546.
Um angolano disse ao Agora: “A igreja se transformou em uma forma de enriquecimento familiar. Quase todas as semanas chegam brasileiros que regressam com os bolsos cheios”.
No AngoNotícias, um leitor comentou: “O governo angolano é tímido em agir perante estes casos, sobretudo perante aos brasileiros que vêm roubar o povo. [O governo] só olha os bandidos das ruas e esquecem os bandidos e diabos brasileiros que enganam os angolanos diariamente”.
A IMPD de Angola não se manifestou até agora sobre as acusações.
Marques substituiu em Angola o bispo Marcelo Paiva, que, por “amor à África”, abriu lá a sua própria igreja, a Sê Tu Uma Benção de Deus.

Fonte: Paulopes

QUE LOUCURA? Missionária Lana Houder e companheira pastora lésbica afirmam que pregarão a Palavra de Deus na Parada Gay!

Três semanas depois de inaugurar uma igreja inclusiva e voltada para acolher homossexuais no Centro de São Paulo, o casal de pastoras Lanna Holder e Rosania Rocha pretende participar da Parada Gay de São Paulo, em 26 de junho, para “evangelizar” os participantes. Estudantes de assuntos ligados à teologia e a questões sexuais, as mulheres encaram a Parada Gay como um movimento que deixou de lado o propósito de sua origem: o de lutar pelos direitos dos homossexuais.
“A história da Parada Gay é muito bonita, mas perdeu seu motivo original”, diz Lanna Holder. Para a pastora, há no movimento promiscuidade e uso excessivo de drogas. “A maior concepção dos homossexuais que estão fora da igreja é que, se Deus não me aceita, já estou no inferno e vou acabar com minha vida. Então ele cheira, se prostitui, se droga porque já se sente perdido. A gente quer mostrar o contrário, que eles têm algo maravilhoso para fazer da vida deles. Ser gay não é ser promíscuo.”
As duas pastoras vão se juntar a fiéis da igreja e a integrantes de outras instituições religiosas para conversar com os participantes da parada e falar sobre a união da religião e da homossexualidade. Mas Lanna diz que a evangelização só deve ocorrer no início do evento. “Durante [a parada] e no final, por causa das bebidas e drogas, as pessoas não têm condição de serem evangelizadas, então temos o intuito de evangelizar no início para que essas pessoas sejam alcançadas”, diz.
Leandro Rodrigues, de 24 anos, um dos organizadores da Parada Gay, diz que o evento “jamais perdeu o viés político ao longo dos anos”. “O fato de reunir 3 milhões de pessoas já é um ato político por si só. A parada nunca deixou de ser um ato de reivindicação pelos direitos humanos. As conquistas dos últimos anos mostram isso.”
Segundo ele, existem, de fato, alguns excessos. “Mas não é maioria que exagera nas drogas, bebidas. Isso quem faz é uma minoria, assim como acontece em outros grandes eventos. A parada é aberta, e a gente não coíbe nenhuma manifestação individual. Por isso, essas pastoras também não sofrerão nenhum tipo de reação contrária. A única coisa é que o discurso tem que ser respeitoso.”
Negação e aceitação da sexualidade
As duas mulheres, juntas há quase 9 anos, chegaram a participar de sessões de descarrego e de regressão por causa das inclinações sexuais de ambas. “Tudo que a igreja evangélica poderia fazer para mudar a minha orientação sexual foi feito”, afirma Lanna. “E nós tentamos mudar de verdade, mergulhamos na ideia”, diz Rosania. As duas eram casadas na época em que se envolveram pela primeira vez.
“Sempre que se fala em homossexualidade na religião, fala-se de inferno. Ou seja, você tem duas opções: ou deixa de ser gay ou deixa de ser gay, porque senão você vai para o inferno. E ninguém quer ir para lá”, diz Lanna.
A pastora afirma que assumir a homossexualidade foi uma descoberta gradual. “Conforme fomos passando por essas curas das quais não víamos resultado, das quais esperávamos e ansiávamos por um resultado, percebemos que isso não é opção, é definitivamente uma orientação. Está intrínseco em nós, faz parte da nossa natureza.”
Igreja Cidade de Refúgio
Segundo as duas mulheres, após a aceitação, surgiu a ideia de fundar uma igreja inclusiva, que aceita as pessoas com histórias semelhantes as delas. “Nosso objetivo é o de acolher aqueles que durante tanto tempo sofreram preconceito, foram excluídos e colocados à margem da sociedade, sejam homossexuais, transexuais, simpatizantes”, diz Lanna.
Assim, a Comunidade Cidade de Refúgio foi inaugurada no dia 3 de junho na Avenida São João, no Centro de São Paulo. Segundo as pastoras, em menos de 2 semanas o número aumentou de 20 fiéis para quase 50. Mas o casal ressalta que o local não é exclusivo para homossexuais. “Nós recebemos fiéis heterossexuais também, inclusive famílias”, diz Rosania.
Apesar do aumento de fiéis, as duas não deixaram de destacar as retaliações que têm recebido de outras igrejas através de e-mails, telefonemas e programas de rádio e televisão. “A gente não se espanta, pois desde quando eu e a pastora Rosania tivemos o nosso envolvimento inicial, em vez de essa estrutura chamada igreja nos ajudar, foi onde fomos mais apontadas e julgadas. Mas não estamos preocupadas, não. Viemos preparadas para isso”, afirma Lanna.

QUE LOUCURA? Site cobra R$54 por mês para orar e perdoar pecados de vivos e até mortos!

O site Cristin Ortodox da Romênia cobra por mês o equivalente a R$ 54 para perdoar por intermédio de orações pecados de vivos e mortos. Há também opções de oração para obter saúde e bons resultados em exames escolares. As orações são transmitidas ao vivo em voz alta. O pagamento é feito com cartão de crédito e pelo PayPal.
O serviço tem convênio com quatro igrejas ortodoxas, e o assinante terá de optar por uma delas. Site e igrejas dividem entre si o dinheiro arrecadado.
O Christian Post repercutiu a informação com Father iulian Anitei (sic), sacerdote do credo ortodoxo em Houston, Estados Unidos. Ele disse que o site não tem a aprovação da Igreja Ortodoxa da Romênia e questionou a seriedade dos líderes religiosos que se associaram à iniciativa da oração on-line por perdão de pecados.
“O que sei é que os líderes ortodoxos romenos não estão de acordo [com o site], porque são muitos tradicionais”, disse.
Contudo, Anitei confirmou ser comum as igrejas ortodoxas receberem dinheiro de fiéis que pedem orações para obter determinadas graças, mas a contribuição não é obrigatória.
O professor Craig J. Hazer, da Universidade Biola, uma instituição cristã que fica da Califórnia, disse que a cobrança por orações não está de acordo com os ensinamentos de Jesus e dos apóstolos.
Anitei afirmou que, diferentemente do que o site dá a entender, “não é que fiéis esperam de Deus perdão de seus pecados porque deram dinheiro, mas é uma maneira de expressar a sua profunda fé”.

Fonte: gospel+

QUE LOUCURA? Infarto de Harold Camping seria um castigo de Deus por suas falsas profecias? Pastor explica...

Infarto de Harold Camping seria um castigo de Deus por suas falsas profecias? Pastor explica
Durante mais de 50 anos, Harold Camping tem usado o púlpito da Family Radio para ensinar o que ele acreditava ser a palavra de Deus na Bíblia.
Com a sua voz reconhecida voz áspera, Camping podia ser ouvido pela rádio e em turmas pequenas falando sobre a Bíblia passagem a passagem. Mas com o passar dos anos, esses ensinamentos começaram a transformar-se em previsões, com Camping afirmando que tinha desvendado as datas do Dia do Juízo e do arrebatamento usando numerologia encontrada na Bíblia e uma fórmula de cálculo.
A última previsão de Camping foi que o arrebatamento e Julgamento terá lugar a 21 de maio, a data que assinalaria o início do Fim do Mundo. Até hoje, não é claro o número de pessoas que venderam suas casas, deixaram seus empregos ou abdicaram das suas poupanças em antecipação de sua profecia do Juízo Final. Mas dos poucos que partilharam as suas histórias publicamente, uma coisa era certa – eles acreditavam que as suas predições eram a verdade autêntica.
Mas como o mundo já sabe por agora, 21 de maio veio e passou. E embora Camping tenha emitido um comunicado dizendo que estava errado somente no sentido que o julgamento tinha vindo em um “sentido espiritual” em vez de um físico, o dano ao que restava de sua integridade pública foi feito. Para os observadores, nos EUA e ao redor do mundo, era oficial: Harold Camping foi e é um falso profeta.
Então, na quinta-feira passada, quase três semanas depois de sua data de Julgamento prevista de 21 de Maio, Camping, de 89 anos, sofreu um infarto ligeiro e foi internado em um hospital local perto de sua casa em Alameda, Califórnia. O infarto, alegadamente, afetou apenas o seu discurso, que se tornou mais arrastado.
Para muitos observadores, o infarto – embora trágico – pareceu um ato divino para punir o pregador de rádio pelas suas previsões falsas ou pelo menos para alertá-lo para não o fazer novamente. Foi demasiada coincidência ter sido exatamente a fala de Camping que foi afetada, disseram muitos observadores no Twitter e no Facebook.
Foi o infarto de Harold Camping castigo de Deus? Será que um Deus de amor chega mesmo a punir as pessoas se elas lhe desobedecem?
“Certamente, na Bíblia, Deus julga e pune. A punição é merecida para a rebelião humana”, disse Erik Thoennes, professor adjunto de Estudos Bíblicos e Teológicos na Biola University, ao The Christian Post.
Thoennes realçou vários exemplos do castigo de Deus por toda a Bíblia: Adão e Eva sendo expulsos do Jardim do éden, o mundo sendo julgado no dilúvio de Noé, e o rei Herodes sendo ferido. Deus toma “medidas disciplinares” não apenas sobre indivíduos, mas sobre grupos de pessoas, incluindo os israelitas, os cananeus e os egípcios, disse ele.
“Quando lemos a Bíblia, é claro que Deus está ativo na criação. Ele leva a sério o pecado, ele julga o pecado, ele pune os indivíduos e grupos, povos, nações e Igrejas”, disse Thoennes. “A todo momento você tem Deus revelando-se a si mesmo e operando os Seus propósitos de redenção para a criação.”
Mas no caso de Harold Camping, é difícil de dizer, de acordo com o professor da Escola de Teologia Talbot.
“Especular com um certo nível de certeza que sabemos o que está a acontecer quando alguém tem um infarto não é algo que possamos fazer, porque a Bíblia não nos dá a interpretação para isso”, continuou Thoennes.
“Isso não quer dizer que não poderá ser útil para nós perguntarmos: Senhor, você está a fazer aqui algo? Senhor, você está a tentar ensinar-me algo? Pode ser esse o caso, mas é muito difícil saber com certeza … às vezes apressamo-nos a ligar os pontos, mas às vezes não conseguimos saber por que essas calamidades aconteceram.”
Thoennes disse que demasiadas vezes as pessoas se concentram apenas nos elementos particulares do julgamento de Deus ao invés de compreender a realidade universal do julgamento de Deus sobre uma humanidade rebelde. As pessoas esquecem que elas próprias também estão sob o julgamento de Deus.
“Estamos todos de igual forma sob a maldição de Deus devido à condição caída de todos os seres humanos”, explicou ele. “Por isso, nesse sentido, o infarto de Harold Camping é um ato de julgamento da mesma forma que o meu corpo deteriorando-se é um ato de julgamento.”
As pessoas que aceitaram o sacrifício de Jesus, que tomou esse castigo e ira sobre si mesmo, já não têm de suportar mais esse julgamento, enquanto as pessoas que ainda têm de aceitar a Cristo precisarão um dia de responder a essa ira, de acordo com Thoennes.
“Felizmente, Jesus toma sobre si o nosso castigo se estivermos a beneficiar disso pela fé”, disse ele.
Então, que resposta bíblica poderíamos dar a alguém como Harold Camping?
Thoennes disse que a nossa primeira resposta deve ser a humildade diante da constatação de que todos nós merecemos julgamento e morte por causa do nosso pecado.
“Ao invés de ser farisaico em relação a alguém que está passando por uma situação difícil, deve ser um arrependimento sóbrio e humilde o que sentimos.”
Em segundo lugar, é sempre bom orar pela pessoa. No caso do Camping, orar para que “ele se recupere fisicamente e venha a compreender a verdade”, disse o professor de Biola.
Thoennes, que é também pastor da Grace Evangelical Free Church em La Mirada, Califórnia, disse que se Camping pertencesse a uma igreja, ele poderia buscar sabedoria da comunidade dos crentes sobre o que Deus lhe está a tentar revelar. No entanto, dado que o locutor da Family Radio acredita que a era da Igreja acabou, será quase impossível recolher esse tipo de ensinamentos sem fazer parte de uma igreja funcionante, observou ele.
Thoennes comentou que ele sente que é inteiramente apropriado para o público, incluindo os Cristãos, responderem e confrontarem os ensinamentos não-bíblicos de Camping, desde que o façam com humildade. Apesar do falhanço do arrebatamento de 21 de maio, Camping ainda afirma que 21 de outubro irá marcar o Fim do Mundo.
O que os Cristãos devem evitar, no entanto, é juntarem-se ao resto do mundo zombando junto com eles e transformando os ensinamentos da Igreja sobre o Juízo final e a Segunda Vinda em uma ideia ridícula.
“Harold Camping está apenas errado na definição da data”, disse Thoennes. “Ele não está errado acerca da magnitude e seriedade disto”.

Fonte: The Christian Post

quarta-feira, 15 de junho de 2011

QUE LOUCURA? Cristãos se autoflagelam e são crucificados para sentir o que Jesus sentiu na via crúcis!

Cristãos se autoflagelam e são crucificados para sentir o que Jesus sentiu na via crúcis
Nas Filipinas, país de maioria católica, fanáticos religiosos praticam autoflagelação e crucifixam uns aos outros, como um ato de fé, para sentir na pele o que Jesus sentiu a caminho da cruz.
Na cidade de São Pedro Cutud, centro extremista dessa devoção instrumentos com metais e cacos de vidros são usados nos rituais dos quais somente os homens participam há 50 anos.
As mulheres e crianças os ajudam a cumprir a dolorosa demonstração de fé, que ocorre na Semana Santa. Grupos se revezam dia e noite na prática da autoflagelação.
Muitos caem durante a sofrida tragetória, demostrando pleno esgotamento físico. Eles fazem isso para sentir a mesma dor que Jesus sentiu a caminho da cruz. Os devotos acreditam que esta é uma maneira de purificação da alma.
Familiares fazem escolta na trajetória para dar apoio e suporte quando precisam.
Em outro ponto da cidade, os devotos se preparam para o maior desafio de suas vidas, que envolve martírio, dor e fé. Carregando as cruzes pela rua, eles sabem que vão ser ao final da jornada haverá a crucificação. O ritual parece encenação até que eles começam a ter suas mãos e pés martelados com cravos numa cruz.
A cruz ficou famosa com a morte de Jesus, entretanto, ela já era usada anteriormente como forma de punição, como por exemplo, entre os povos assírios.










Fonte: The Christian Post

QUE LOUCURA? Documentos revelam que Igreja Universal deu R$ 40 milhões por mês a TV Record para exibir programas na madrugada!

Documentos revelam que Igreja Universal deu R$40 milhões por mês a TV Record para exibir programas na madrugada
De acordo com o coluna Ooops!, do UOL, a Igreja Universal do Reino de Deus colocou R$480 milhões nos cofres da TV Record apenas em 2010. Esse valor representa cerca de R$40 milhões por mês para pagar pela veiculação dos programas religiosos que ocupam a programação da madrugada.
A reportagem usou um estudo inédito e sigiloso que mostra as operações financeiras da emissora do bispo Edir Macedo. Mas apesar desse montante que entra todos os meses, a Record fechou o ano de 2010 com um prejuízo de R$1,7 milhão, segundo informações do Diário Oficial Empresarial publicado em 31 de maio. Considerando o volume da movimentação financeira da emissora do bispo Edir Macedo, tal prejuízo é pouco, mas ele se refere somente à matriz, ficando de fora as emissoras afiliadas da Record.
O faturamento total da emissora foi de R$1,9 bilhão, ou seja, quase 1/4 (um quarto) do dinheiro que a Record fatura vem da Igreja Universal do Reino de Deus.

A nível de comparação o SBT deve vender o mesmo horário da madrugada por R$7 milhões por mês, uma valor já considerado bem acima do geralmente contratado pelas igrejas.
A direção da emissora não quis se manifestar sobre esses números.

Fonte: Gospel+
Adaptado de Gospelprime e Paulopes

QUE LOUCURA? Pastor Ricardo Gondim prega para pastores que a volta de Cristo e o arrebatamento são uma utopia. Assista o vídeo!

Pastor Ricardo Gondim prega para pastores que a volta de Cristo e o arrebatamento são uma utopia. Assista o vídeo
Um vídeo publicado no Youtube mostra o pastor Ricardo Gondim em uma palestra para pastores, que aconteceu no Ceará em março deste ano, falando que esperar a volta física do Filho de Deus é uma utopia que serve para nos motivar a andar conforme diz a Bíblia.
O líder da igreja Betesda se baseia em um livro de Jurgen Moltmann, “Teologia da Esperança”, que trata a volta de Cristo como um ânimo, uma motivação para que sejamos agentes transformadores da história.
“Cristo volta, mas volta fora da história, portanto é uma utopia. Utopia que se cumpre não é utopia,” diz Gondim que segue explicando essa teoria, dizendo que o retorno de Cristo serve para nos mobilizar, para nos levar a diante.
“Eu creio na volta de Cristo, mas não creio como ‘vem Jesus, oh Vem Jesus!’ Creio como força motivadora, uma esperança que me mobiliza para a ação.”
Ele explica que essa tônica é um horizonte utópico, ou seja, um ideal que te coloca em direção daquilo que a Bíblia diz.
“A volta de Cristo está revelada nas escrituras, não para a gente esperar por Ele. A volta de Cristo está revelada nas escrituras para nos mobilizar a ir na direção daquilo que a volta de Cristo significa, a agirmos, para dizer que o Reino de Deus é chegado entre os homens”.



Fonte: Gospelprime

terça-feira, 14 de junho de 2011

QUE LOUCURA? Cristão é condenado a cinco anos de prisão por dar um cd ao vizinho!

Cristão é condenado a cinco anos de prisão por dar um cd ao vizinho
Um juiz na Argélia condenou um cristão por ter insultado o profeta do Islã. A notícia surpreendeu a comunidade cristã. Siaghi Krimo foi condenado a cinco anos de prisão por entregar um CD sobre o cristianismo a uma vizinha, que alegou que ele insultou Maomé. Krimo também foi multado em 200 mil dinares argelinos (US$ 2.760), segundo a imprensa argelina.
“Ele deu um CD ao vizinho e por isso ele tem que passar cinco anos na prisão!”, disse o presidente da Igreja Protestante da Argélia (EPA), Mustapha Krim, tentando conter sua descrença. “A audiência foi bem e o advogado defendia bem, mas no final o juiz decidiu dar o castigo máximo.”
O promotor solicitou a pena de dois anos, na ausência do vizinho que o acusou – a única testemunha – e todas as outras provas.
A punição que o promotor pediu é o mínimo que se requer para argelinos considerados culpados de insultar Maomé ou “os mensageiros de Deus”, ou de “denegrir dogmas ou preceitos do Islã, seja através de escritos, desenhos, mapas ou qualquer outro meio”, segundo o artigo 144 do Código Penal argelino.
“Se começarem a aplicar a lei dessa forma, significa que não há respeito pelo cristianismo”, disse Krim. “E em breve todos os cristãos da Argélia vão se encontrar na prisão. Se o simples fato de entregar um CD ao seu vizinho custa cinco anos de prisão, isso será catastrófico.”
O advogado disse que planeja apelar para o tribunal a respeito do caso. Krimo não é obrigado a cumprir sua pena de prisão até que o tribunal ouça seu apelo e mantenha a condenação.
“Meu cliente negou ter ofendido o profeta e não há nenhum material que suporte essa acusação”, disse Ben Belkacen antes da audição, “mas esses tipos de casos são cheios de imprevistos, até instantes antes do seu encerramento, por isso é difícil imaginar o resultado.”
Krimo tinha “um bom relacionamento” com seus vizinhos e, por vezes, respondeu às perguntas sobre o cristianismo, segundo fontes. Krimo é casado e tem uma filha.

Fonte: Portas Abertas

QUE LOUCURA? Enquanto Padre afirma em TV que Xuxa é satanista, Aline Barros agradece as oportunidades que a apresentadora lhe deu!

Enquanto Padre afirma em TV que Xuxa é satanista, Aline Barros agradece as oportunidades que a apresentadora lhe deu

Enquanto um programa da America TV da Argentina tenta provar a existência de canções satânicas da apresentadora Xuxa, cantores evangélicos agradecem projeção nacional por meio de seu programa.
O apresentador Alejandro Fantino, apresentador do “Animales Sueltos”, programa da Argentina, trouxe ao palco na semana passada, uma sacerdote católico para apontar as supostas canções e suas respectivas mensagens subliminares.
Eles ouviam e executavam as canções como a “Dança da Xuxa” ao contrário para comprovar as mensagens. Segundo ele, através da canção podia-se ouvir “louvado seja o demônio”. Todos ficaram espantados e alguns concordaram ter ouvido a mensagem.
As especulações começaram quando a apresentadora visitou o país no dia 15 de maio no programa de Susana Giménez na Telefe. De acordo com os telespectadores, a apresentadora apareceu com um vestido incomum e fez um gesto que lembra um par de chifres.
Apesar das polêmicas, por outro lado, há os que fazem referência à apresentadora como uma oportunidade para difundir a palavra de Deus por meio da música gospel. Esse foi o caso da cantora Aline Barros.
A cantora evangélica foi a primeira cantora gospel a participar do Programa da Xuxa. Segundo ela, depois de sua performance musical “Consagração” que foi de grande sucesso, ela recebeu um convite para participar do programa.
“As minhas participações na Xuxa sem dúvida contribuíram muito para o meu crescimento, não só para isso, como também para abençoar muitas pessoas e a nossa igreja no Brasil.”
Ela alegou que o programa deu uma projeção nacional dentro do meio evangélico e não evangélico também e hoje recebe vários convites de programas não evangélicos e nos shows não comparecem somente evangélicos.
Esse é o meu objetivo, disse ela: “Poder mostrar Jesus para todas as pessoas.”
Fonte: The Christian Post

domingo, 12 de junho de 2011

QUE LOUCURA? Divisão Pentecostal (Pe. Inácio José do Vale)

O jornal: “The New York American” do dia 03 de dezembro de 1906 falou que algo de estranho estava acontecendo. “Um novo movimento religioso, formado por negros e brancos, estava começando. A tradição metodista sendo misturada à religiosidade popular dos negros”. Que movimento era esse? Era o controvertido Movimento Pentecostal.
                   1.100.000.000 de pentecostais deverão construir 45% dos cristãos em 2025, segundo estimativa do Hartford Institute for Religion Research (1).
                  O pastor pentecostal assembleiano Rikk Watts, professor do Regent College, em Vancouver, Canadá disse: “De cada 20 pessoas no mundo, uma é pentecostal. E o mundo não é um lugar lindo. O que está errado?”.
                  A revista luterana Boas Novas, edição de nº 26 dar a sua resposta:             “No mundo inteiro, a Igreja Cristã está sofrendo uma perseguição feroz e, em grande parte, imperceptível. O movimento que o diabo está usando para perseguir a Igreja Cristã é conhecido como Pentecostalismo. O ensinamento básico do Pentecostalismo é heresia” (2).
                  O político e ecologista carioca Alfredo Sirkis diz “da sua terrível experiência negativa com vários políticos pentecostais que conheceu alinhado às piores práticas do parlamento e da administração pública” (3). Que o diga o escândalo da CPI dos Sanguessugas.
Heresia Pentecostal

       Ninguém tem duvida que esse é o movimento que mais cresce no mundo inteiro. Ninguém também não tem dúvida que esse movimento é o que mais têm crentes desviados da fé e o que mais causa divisão e escândalos no protestantismo.
       O Movimento Pentecostal e a caracterizado pelas práticas: dos dons “espirituais”, visões, revelações, profecias, arrebatamentos e êxtases emocionais. Sendo o “batismo no Espírito Santo” o tema principal.
                  Na pregação pentecostal é explorado o exorcismo, cura divina, milagres, bênçãos, dom de línguas e críticas pesadas contra as Igrejas Cristãs Tradicionais.
                 O famigerado “dom de línguas” é o que mais causa transtorno no pentecostalismo e fora dele. Ele é o principal motivo para divisão nas denominações cristãs. Afirma o pastor batista Nilson do Amaral Fanini: “o dom de língua tem trazido muitos problemas e tristezas para a Igreja de Cristo. O Espírito Santo só faz as operações de somar e multiplicar. Ele não sabe fazer a operação de dividir” (4).
                Ninguém deve fazer parte dessa heresia, para que não venha responder a pergunta de São Paulo Apóstolo: “Estais loucos?” (1 Cor 14,23).
                 Desde o início do pentecostalismo nos Estados Unidos, foi agregado em seu seio um número maior de pessoas pobres e iletradas. Em cima desse povo é fácil pela pregação “carismática” levá-los ao fanatismo e ao fundamentalismo bíblico.
                 A doutrinação pentecostal, junto com a graça, está carregada de ensinamentos de usos e costumes e sacrifícios como meios de salvação eterna. Essa foi e continua sendo a marca primordial de muitas denominações pentecostais.
                 Hoje a doutrinação pentecostal está carregada de ideologia comercial da fé. O sacrifício atual é o meio para barganhar com Deus os interesses de bens materiais.
                O Deus vingativo e punitivo de outrora que castigava por falta de “santificação” da oração, do jejum, da desobediência dos usos e costumes e outros sacrifícios; hoje ele não abençoa quem não paga o dízimo e ofertas, quem não faz campanha, corrente e novena de libertação. Claro, que não podemos esquecer as simpatias, os amuletos que acompanham esse “show da Fé”.
    O fundamento desse neopentecostalismo comercial é a herética teologia da prosperidade. Essa teologia é o “Banco Central” de muitos líderes do movimento pentecostal e neopentecostal. Tais líderes são verdadeiros Faraós, Herodes, Pilatos, Caifás e apóstolos da luxúria. São tão infames que nem ligam mais para a tática de “aparência de piedade” (2 Tm ,5). São religiosos descarados que usam da política e da religião como empresas em prol de benefícios próprio e familiar.

Ninguém Vos Engane

      Jesus respondeu: “Atenção para que ninguém vos engane” (Mt 24,4). Nosso Senhor Jesus Cristo várias vezes alertou rigorosamente os seus discípulos a respeito dos falsos ensinamentos dos fraudulentos líderes religiosos da sua época (Mt 7, 15; 15, 1-9; 24, 11 e 24).
     Nada mudou, hoje como nunca, os ensinamentos dos falsos profetas tem ganhado o mundo na mesma velocidade da internet.
    Os meios de comunicação nos Estados Unidos têm falado com uma freqüência cada vez maior sobre a presença de um movimento herético chamado “Só Jesus” em algumas Igrejas que se dizem cristãs. Entre os que ensinam essa heresia está o famoso pregador T. D. Jakes, de Houston, Texas, que já apareceu na capa da revista TIME como um possível sucessor de Billy Graham. Jakes, juntamente com esse movimento “Só Jesus”, ensina que o Pai celestial e o Espírito Santo não existem como pessoas distintas da Santíssima Trindade. Essa heresia perigosa está arrebanhando milhares de seguidores na Jamaica e em outras partes do mundo.
     Por que essa heresia tem encontrado receptividade em muitas igrejas? Porque o dogma da Santíssima Trindade não tem sido ensinado profundamente nas igrejas. Não só essa doutrina como outras que são omitidas para a formação dos verdadeiros seguidores de Cristo.
     São Jerônimo (348-420) escreve uma linda carta de elogios a Santo Agostinho (354-430) pela sua defesa da santíssima fé cristã: “Os católicos veneram e reconhecem em vós o restaurador da antiga fé —o que é sinal de ainda maior glória— todos os hereges vos detestam e me perseguem convosco com igual ódio, até matar em desejo aqueles a quem não podem matar com suas espadas”.
     Dizia Santo Ambrósio: “Sem perseguidores não há mártires”.
     Será que somos perseguidos por amar e depender a nossa doutrina cristã?
     O pastor e escritor alemão Norbert Lieth escreve: “Até mesmo no setor evangelical há falsas profecias, prometendo bênção, cura (e não santificação), sucesso e prosperidade. Em alguns lugares, um certo “empreendedorismo cristão” se espalhou na Igreja de Jesus, que não se distingue mais em nada do mundo dos negócios: a única coisa que ainda importa é a multiplicação financeira, não mais o compromisso com os padrões da Palavra de Deus. Não importa mais que pessoas encontrem Jesus Cristo como seu Salvador e assim tenham seus pecados perdoados, mas que a igreja cresça e a quantidade de membros aumente. “Em uma aparição diante de milhares de pessoas em Copenhague (Dinamarca), Benny Hinn, o televangelista americano da ala carismática extrema, pediu doações para comprar um novo jato particular para si. (...) O avião tornaria mais fácil o seu trabalho de evangelismo  mundial. “Vou escrever o nome de toda pessoa que doar 1.000 dólares na parede interna do avião”. (...) Prometeu que oraria por todas aquelas pessoas cada vez que lesse seus nomes durante uma viagem. Depois de recolher as ofertas, Hinn disse: ‘pelo fato de hoje ter sido levantada uma oferta tão grande, a Escandinávia experimentará um avivamento (...)” (5).
    Esse é parte do quadro atual que vive o Movimento Pentecostal. Que vergonha!

Sincretismo Pentecostal

    O insigne estudioso da Religiosidade Popular Francisco Cartaxo Rolim nos informa: “Na pesquisa que realizamos na Baixada Fluminense, sobre a expansão pentecostal, verificou-se que os adeptos do pentecostalismo tinham como religião anterior o catolicismo popular. Isto nos leva a pensar que no aumento do pentecostalismo, problema de saber se estes elementos religiosos sofrem ou não uma transformação no pentecostalismo a religiosidade católica de tipo popular está sendo canalizada para o seio dos grupos pentecostais. E seus adeptos são portadores de elementos religiosos do catolicismo popular, o que coloca o problema de saber se estes elementos religiosos sofrem ou não uma transformação no pentecostalismo, problema que deixamos de elucidar ou pelo menos encaminhá-lo, dado o limite deste trabalho. Mas podemos adiantar que explodem no seio de pentecostalismo as características básicas do catolicismo popular — a emoção, o contato direto com o sagrado, o sentido de proteção, a individualização religiosa”.
“Nos cultos público, animados com cânticos populares, a espontaneidade que neles reina, nas praças públicas, hospitais e prisões, a pregação da palavra, nas vigílias de oração, a busca da experiência de falar línguas estranhas, sob o impulso da crença no batismo do Espírito Santo, tudo isso exprime aspectos de religiosidade individual e de contato direto com o sagrado ao mesmo tempo em que revelam um clima de alta emotividade” (6).

Trocas Simbólicas Entre a Universal e a Umbanda

      A Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) apropriou-se de símbolos da Umbanda, como o descarrego, o sal grosso e a arruda, trouxe-os para dentro do seu culto, alegando que eles foram criados por Deus, mas que através de uma manifestação sombria esses elementos acabaram  nas religiões afro-brasileiras. A constatação é de Antonio Vieira, que apresentou dissertação de mestrado na Universidade de São Paulo (USP), em fevereiro, sob o título “Filho-de-santo ou filho-de-encosto? Conflitos e aproximações nas disputas simbólicas entre Igreja Universal do Reino de Deus e Umbanda”. Ele sustentou, na dissertação, que há trocas simbólicas entre as duas manifestações religiosas (7).
     “O neo-pós-pseudo-pentecostalismo não prega conversão e santidade, mas neo-indulgências e sessões de descarrego. Do novo nascimento ao sabonete de arruda tem sido caminho, por onde possam os sócios “evangélicos” dos escândalos da República”, afirma o bispo anglicano Dom Robinson Cavalcanti (8).

PERTURBAÇÕES DAS SEITAS
            Vivemos em um mundo cheio de religiões, denominações seitas e heresias.
            Há religiões de adeptos que promovem terrorismo e guerras, denominações que glorificam o pecado da divisão, seitas que perturbam a paz social, familiar, eclesial e causam escândalos, principalmente pelo cisma, e as heresias causam contendas no Corpo de Cristo.
            Tudo isso cria uma confusão danada na cabeça das pessoas que não tem conhecimento bíblico e teológico.
            Poucas décadas após a morte dos santos apóstolos, as divisões já se haviam acontecido na Igreja de Cristo. O historiador americano Will Durant escreve: “O próprio Celso (inimigo do cristianismo, do segundo século) havia sarcasticamente notado que os cristãos ‘se dividiam em muitas facções, cada um desejando ter a sua própria igreja”.
Por volta do ano 187, Santo Irineu de Lião (140? - 203), denunciava, vinte variedades de seitas. Já no ano 384, Santo Epifânio ( † 403), grande lutador contra as heresias, menciona oitenta seitas”.
Esse jamais foi o projeto de Jesus Cristo, e sim do diabo. Cristo trabalhou e orou para que todos sejam um (Jo 17, 21). O diabo trabalha para matar, roubar e destruir (Jo 10, 10).
O jornalista americano James A. Haught escreveu: “Apesar da crença universal de que a religião torna as pessoas ‘boas’, é obvio que ela faz com que algumas pessoas cometam atrocidades”. Esse é o papel da falsa religião, que tem como chefe superior o diabo.

LÍDERES PERNICIOSOS
         São Pedro Apóstolo já tinha profetizado a corja de líderes falsos. “Houve, contudo, também  falsos profetas no seio do povo, como haverá entre vós falsos mestres, os quais trarão heresias perniciosas, negando o Senhor que os resgatou e trazendo sobre si repentina destruição. Muitos seguirão as suas doutrinas dissolutas” (1 Pd 2, 1.2).
        Na força do diabo tem de levantado líderes religiosos com poder político, financeiro e de comunicação eletrônica, promotores de doutrinas perniciosas, de escândalos sexuais, de cismas, de corrupção, de fausto e de luxúria.
        Vejamos na reportagem a prática perniciosa desses líderes.
“A Vigilância Sanitária do município do Rio de Janeiro decidiu recolher uma amostra do suposto óleo sagrado que a na cura da ‘dengue’ e que está sendo distribuído durante os cultos de domingo na sede de uma denominação neopentecostal em Del Castilho. Além do óleo,  oferecido em copinhos, panfletos divulgados pelo publicitário Antônio Pedro Tabet no site Kibeloco e reproduzidos no GLOBO convidam os fiéis para o culto e diz que eles receberão “um cálice com óleo santo, para que todos sejam livres desta epidemia” (1). Que Horror!”
       O povo vive tremendamente, enganados e escravizados por esses líderes fraudulentos.
      Cabe a cada cristão verdadeiro pregar urgentemente o Santo Evangelho Libertador de Cristo, que tem poder de libertar o ser humano desses perigosos apóstolos de Satanás. “Procurai convencer os hesitantes; a outros procurai salvar, arrancando-os do fogo; de outros ainda tende misericórdia, mas com temor, aborrecendo a própria veste manchada pela carne” (Judas vv. 22 e 33).
       Dizia Santo Tomás de Aquino: “Levar os homens à verdade é o maior beneficio que se pode prestar aos outros”.
       No Antigo Testamento, Deus deu a Lei ao seu povo para não cair nas garras da diabólica idolatria (Ex 20, 1-5). Porque por detrás dessa terrível prática, existiam líderes que lucravam com o comércio de ídolos e fazia desviar o povo do culto ao único e verdadeiro Deus.
      No Novo Testamento, Cristo ensinou os apóstolos à guardarem seus mandamentos e pregar a Boa Nova sem fins lucrativos (Cf. Mt 10, 7-10).
Para a Igreja foi ensinado a ser fiel a doutrinas dos santos apóstolos (At 2, 42; 2 Tm 1, 12-14).
O diabo tem lutado terrivelmente nesses últimos dias contra os fieis cristãos para fazê-los quebrar a fidelidade da unidade da Santa Madre Igreja. Mas temos a promessa de Jesus Cristo: “As portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mt 16, 18).

                                       FALTA AMOR EVANGÉLICO

O pregador da Casa Pontifícia, o erudito Padre Raniero Cantalamessa afirma em sua pregação sobre seitas:

1.    O amor evangélico é o grande ausente das seitas.
2. São visionários fanáticos ou astutos aproveitadores que abusam da boa vontade e da ingenuidade das pessoas. Eu me refiro aos fundadores ou chefes de seitas religiosas que estão por ai.
3. As verdadeiras seitas são reconhecidas por algumas características. Antes de tudo, quanto ao conteúdo do seu credo, não compartilham pontos essenciais de fé cristã, como a divindade de Cristo e a Trindade; ou misturam com doutrinas cristãs elementos alheios incompatíveis com elas, como a reencarnação.  Quanto aos métodos, são literalmente <<ladrões de ovelhas>>, no sentido de que tentam por todos os meios arrancar os fiéis da sua Igreja de origem torná-los adeptos da sua seita.
4. Geralmente são agressivos e polêmicos. Mais do que propor conteúdos próprios, passam o tempo acusando, polemizando contra a Igreja, Nossa Senhora e em geral tudo o que é católico. Estamos, com isso, nas antípodas do Evangelho de Jesus, que é amor doçura, respeito pela liberdade dos outros. O amor evangélico é o grande ausente das seitas.
5. Jesus nos deu um critério seguro de reconhecimento: << Guardai-vos dos falsos profetas que vêm a vós disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos ferozes. Pelos seus frutos os reconhecereis>> (Mt 7, 15). E os frutos mais comuns da passagem das seitas são as famílias destruídas, fanatismo, expectativas apocalípticas do fim do mundo, regularmente desmentidas pelos fatos.
6. Existe outros tipos de seitas religiosas, nascidas do mundo cristão, em geral importadas do Oriente. Ao contrário das primeiras, não são agressivas; elas se apresentam com <<fantasia de cordeiro>>, pregando o amor por todos, pela natureza, pela busca do eu profundo. São formações freqüentemente sincretistas, ou seja, que agrupam elementos de diversas procedências religiosas, como no caso da Nova Era. O imenso prejuízo espiritual para quem se deixa convencer por esses novos messias é que perde Jesus Cristo e, com Ele, essa <<vida em abundância>> que Ele veio trazer.
7. Algumas dessas seitas são perigosas também no campo da saúde mental e da ordem pública. Os recorrentes casos de seqüestros e suicídios coletivos nos advertem até onde pode levar o fanatismo do chefe de uma seita.
      Atentemos com muito respeito à exortação do Revmº Padre Cantalamessa, o Pregador do Papa: “Quando se fala de seitas, no entanto, devemos recitar também um <<meã culpa>>. Com freqüência, as pessoas acabam em alguma seita pela necessidade de sentir o calor e o apoio humano de uma comunidade que não encontraram em sua paróquia.” (2).
CONCLUSÃO
Vivemos entre:
Ovelhas e lobos
Bons e ruins
Sadios e psicopatas
Santos e profanos
Salvos e perdidos
Crentes e incréus
Deus e o diabo
Igreja e seitas 


O maior bem do sacerdote

        O maior investimento que um sacerdote católico pode fazer em prol dos seus fiéis é deixá-los bem formados e informados sobre os perigos das seitas.

                                          Ser católico verdadeiro

O católico que não é fiel a TRADIÇÃO da Santa Igreja Católica cai em TRAIÇÃO.
O católico que não se APROFUNDA na doutrina católica se AFUNDA em heresias.
O católico que vive criticando a Igreja e crendo em FANTASIAS é um forte candidato à APOSTASIA.
O católico que é relaxado nos SACRAMENTOS vive uma vida de TORMENTOS.
Quem não é um fiel SECRETÁRIO da fé católica é um verdadeiro SECTÁRIO.
Quem não ACEITA a unidade da verdade católica a SEITA a mentira dos cismáticos.
Quem tarda dar os dízimos em sua comunidade, mais CEDO pagou o pedágio a MACEDO.
     “Nossa maior ameaça “é o medíocre pragmatismo da vida cotidiana da Igreja, no qual, aparentemente, tudo procede com normalidade, mas na verdade a fé vai se desgastando e degenerando em mesquinhez” (DA n.12)”.
      No mundo em que vivemos, tomado pelo pluralismo religioso, pela cultura do engano sincretista e pelo relativismo, não há espaço para o católico, medíocre, ingênuo, superficial, boçal e irresponsável com as práticas do reino de Deus.

  Conclusão

       O Movimento Pentecostal foi um marco de sucesso no século XX e continua sendo na era pós-moderna. Todavia, a sua prática divisionista tem arrastado uma avalanche de heresias e escândalos.
       De todo desmoronamento social, o pentecostalismo é o que mais está incluso, devido a sua fragilidade estrutural e operacional.
      A sua amálgama hoje, serve de espelho para o futuro de um movimento igual ao da Nova Era. Porém, mantendo o seu eclesiologismo particular (igrejas empresas) e pluralismo religioso (ecumenismo eclético).
      O pentecostalismo se divide para sua sobrevivência. Suas células divididas, vão sendo agregadas a outros elementos de várias correntes religiosas heréticas. Daí o sucesso na pós-modernidade com o seu pluralismo esotérico.

Pe. Inácio José do Vale
Pároco da Paróquia São Paulo Apóstolo
Professor de História da Igreja
Faculdade de Teologia de Volta Redonda
E-mail:
pe.inaciojose.osbm@hotmail.com
  
Referências

(1) Ultimato, maio-junho, 2006, p.20.
(2) Boas Novas, Nº 26, 2007, p.30.
(3) Jornal do Brasil, 11/04/2008, p.A16.
(4) Folheto: A Necessidade de Ordem no Culto – Subsídios Complementares do texto: 1 Cor. 14, pp.4 e 8, s/d.
(5) Revista Chamada da Meia-Noite, fevereiro de 2008, p. 13.
(6) Instituto Diocesano de Ensino Superior de Würzburg. Teologia para o cristão de hoje, versão brasileira sob a coordenação de P. Silvino Arnhold, São Paulo: Loyola, 1975, p.237.
(7) Mensageiro Luterano, junho de 2007, p.28.
(8) Ultimato, novembro-dezembro de 2006, p.43.
===========================================================
OBS: O Padre Inácio, com razão está preocupado com o crescimento das seitas, e certamente este é um dos lamentos do Céu. Entretanto, o mal não está na seita em si, e sim na má catequese católica. Enquanto a Igreja Católica praticar a cateques de ecologia e dar aulas de Moral e Cívica e não de sacramentos, óbvio que o campo dos mercadores de fé tenderá a se expandir.

Duas coisas ainda gostaria de explicar melhor, de grande importancia. Vejam esta frase tirada do texto: O Movimento Pentecostal e a caracterizado pelas práticas: dos dons “espirituais”, visões, revelações, profecias, arrebatamentos e êxtases emocionais. Sendo o “batismo no Espírito Santo” o tema principal.

Muitos autores têm alertado para o caso da RCC, devido exatamente ao que ali está dito. A RCC, usa de artifícios pentecostais em seu trabalho. Com isso não quero dizer que ela seja má, mas que em grande parte o motivo pelo qual a RCC cai tanto e desaparece, é por causa do maus uso destes pretensos dons. De fato, hipnoses coletivas, delírios e falsas catarses, isso o maligno sabe provocar. E como ri, depois, disso tudo...

Em muitos casos isso tem conduzido a um emocionalismo vazio, que pode atuar num primeiro momento, mas que não dura, exatamente porque não vem do Espírito Santo. Eis que os líderes deste setor, devem tomar o maior cuidado para não serem trucidados pelo inimigo. Somente o Espírito Santo de Deus pode levar a uma fé se artifícios e sólida como uma rocha. Emoção passa, como o vento!

O segundo refere-se ao dom da Oração em Linguas. Na Carta aos Coríntios São Paulo diz que ele existe, e portanto vem do Espírito Santo. Mas ele é DOM, apenas quando de fato vem do Espírito Santo e não de um espírito qualquer. Na vardade, qualquer pessoa que tem a graça deste Dom, não o trocará por nenhum outro, principalmente em se tratando de batalha espiritual contra as trevas.

Posso lhes garantir uma coisa: o verdadeiro dom de oração em línguas, é uma arma das mais mais poderosas que existem no combate. Peçam este Dom, e vossas batalhas contra a tentação e o demônio, serão em muito aliviadas. Ele foge dela, tanto quanto de uma Ave Maria. É outra fortaleza de Deus, com toda certeza...

Mas ATENÇÃO: Isso indica também, que a maioria das pessoas que dizem orar em línguas, na verdade tendem mais para um transe semi-hipnótico, do que para uma fortaleza de batalha espiritual. Quem o tem, não carece de preparação - ora a qualquer instante e se acende com a velocidade da luz - e pode variar de tom e de linguagem, conforme lhe sopra o Espírito Santo. Fantástico!

Então, nem tudo vem do espírito do mundo! São Paulo tem razão!


Fonte Pe. Inácio José do Vale
Pároco da Paróquia São Paulo Apóstolo
Professor de História da Igreja
Faculdade de Teologia de Volta Redonda
E-mail:
pe.inaciojose.osbm@hotmail.com


sábado, 11 de junho de 2011

QUE LOUCURA? Médicos cristãos afirmam ter encontrado a cura para homossexualidade; Gays protestam!

Associação de médicos católicos da Alemanha acredita que pode curar a orientação sexual de gays e lésbicas através do que está sendo chamado de “homo homeopatia”.

A Federação de Gays e Lésbicas na Alemanha (LSVD) está indignada, informou esta semana a revista online Telepolis. O motivo é que o Sindicato dos Médicos Católicos (UCP) está oferecendo em seu site “Terapias Alternativas para a Homossexualidade”, que na realidade é apenas homeopatia. A LSVD, organização que defende os direitos da comunidade LGTB, classificou a atitude de “insulto” e “atrevimento”, que demostram “falta de respeito para com os homossexuais e bissexuais.” Lembram ainda que desde 1993 a Organização Mundial de Saúde não classifica mais a homossexualidade como doença.

A associação médica e religiosa , que se autodenomina “a voz da comunidade médica alemã”, afirma em seu site que, embora “a homossexualidade não seja doença”, uma série de tratamentos estão disponíveis para controlar essa “inclinação”. Entre as possibilidades, incluem-se “os tratamentos homeopáticos… com diluições, por exemplo, da chamada platina”, a “psicoterapia” e o “aconselhamento espiritual”.

“Conhecemos um certo número de pessoas com sentimentos homossexuais que sofrem muito e passam por um estado de emergência espiritual e psicológica”, declarou o líder da associação médica Gero Winkelmann. “Se alguém está infeliz, doente ou sente que precisa de socorro, precisa ter a oportunidade de encontrar opções de ajuda como nós.”

Winkelmann dirige uma clínica privada com ênfase em homeopatia na cidade de Unterhaching. Ele também explica que a base científica dos tratamentos oferecidos pela UCP inclui “literatura médico-psicoterápica, filosófica e teológica”, “pontos de vista minoritários de psicoterapeutas”, os “ensinamentos da Igreja Católica, as Sagradas Escrituras”, e os textos de Samuel Hahnemann [médico alemão considerado o pai da homeopatia moderna].

A porta-voz do LSVD Renate Rampf, rebate, afirmando: “Essas ofertas são perigosas… Eles usam as inseguranças de jovens homo ou bissexuais e seus pais… Tais ações terapêuticas são ‘risíveis e problemáticas’ porque podem ser desestabilizadoras… Todos os especialistas sérios concordam que a orientação sexual já é evidente na primeira infância”, acrescentou.
Winkelmann defende os tratamentos alternativos dizendo que as intenções da organização não são “ferir ou pressionar ninguém”, mas oferecer uma “posição e opinião médica” para os interessados.

O site da UCP apresenta o depoimento de um homem gay morador do sul da Alemanha que afirma ter se alegrado ao descobrir que a organização acredita ser possível “a mudança nas tendências homossexuais” e que encontrar um terapeuta para ajudá-lo nesse sentido foi difícil. “Infelizmente, a opinião generalizada dos psicoterapeutas é que a homossexualidade é inerente e inalterável”, escreve ele.

Mesmo que a UCP afirme não representar as políticas oficiais dos católicos, a Igreja Católica Alemã continua a lidar duramente em sua abordagem à homossexualidade, afastando sacerdotes que se assumem publicamente. Já os protestantes da Alemanha tendem a mostrar uma atitude mais liberal, inclusive ordenando sacerdotodes gays, embora a ala mais conservadora continue fazendo oposição às políticas pró-gay.

Em 2009, cerca de 30 pastores do estado de Renânia, escreveram uma carta aberta para condenar as declarações feitas por Alfred Buss, presidente da igreja do estado [luterana]. “A prática da homossexualidade não é consistente com a criação de Deus… Aqueles que desprezam a cura pelas terapias estão negando uma opção de tratamento para as pessoas ‘que sofrem com seus sentimentos homossexuais’, encerra a carta.

Fonte: Gnóticias